SlideShow

Animais: Textos Informativos

Tartaruga!





A maioria das espécies são migratórias e vagueiam pelos oceanos, orientando-se com a ajuda do campo magnético terrestre. A tartaruga-de-couro é a maior espécie, atingindo 2 m de comprimento e 1,5 m de largura, para 600 kg de peso.



Cobra!



A maior parte das cobras põe ovos e a maior parte destas os abandona pouco depois da ovoposição. No entanto, algumas espécies são ovovivíparas e retêm os ovos dentro dos seus corpos até se encontrarem prestes a eclodir.

Lista das espécies mais conhecidas de cobras:


  • Cascavel 
  • Coral-verdadeira 
  • Falsa-coral 
  • Surucucu 
  • Urutu 
  • Cobra-de-escada 
  • Cobra-do-milho 
  • Cobra-verde 
  • Muçurana 
  • Sucuri 
  • Jiboia


Tubarão!



Atualmente os tubarões se diversificaram em aproximadamente 375 espécies, variando em tamanho desde o menor, o tubarão-lanterna anão, Etmopterus perryi, uma espécie de com no máximo 21 centímetros de comprimento , ao tubarão-baleia, Rhincodon typus, o maior, que atinge cerca de 12 metros, Geralmente não vivem em água doce


AS ESPÉCIES MAIS CONHECIDAS:

  • Tubarão-branco
  • Tubarão-tigre
  • Tubarão-azul
  • Tubarão-martelo
  • Tubarão-mako



Peixe-Palhaço



O Peixe-Palhaço é o mais brilhantemente colorido dos cadozes.
É resistente, decorativo e tem longa vida.
Como acontece com muitos cadozes, ele possui um par de espinhos defensivos, erécteis na frente dos olhos. Não tem glândulas venenosas, mas os espinhos são como facas.





Tigre

O tigre é um mamífero da família dos Felídeos. Já foi e é encontrado em diversos países da Ásia. Os tigres são predadores de topo. Dentre suas subespécies há o maior entre todos os felinos selvagens do mundo. São animais extremamente territoriais e solitários.

É o felino com maior variação de tamanho do mundo, com o tigre-siberiano alcançando até 306 kg enquanto o tigre-de-bali alcançava no máximo 100 kg; tamanho comparável a suçuarana e leopardos. Algumas estimativas sugerem que existem menos de 2.500 indivíduos reprodutores maduros, com nenhuma sub população com mais de 250 indivíduos reprodutores maduros. A população era estimada em 100.000 indivíduos no início do século XX. Em tempos atuais, entretanto, apenas cerca de 4.000 indivíduos sobrevivem, uma queda de 97%.



Baleia Azul





Abaixo está um link para o download de um ficheiro com informações sobre a baleia azul.








Leopardo


Leopardo, é, como o tigre, leão e onça pintada, um dos quatro grandes felinos do género Panthera. E é uns dos animais mais inteligentes e caçadores da terra. Medem de 1,30 m a 1,67 m de comprimento, e pesam entre 30 e 90 kg. As fêmeas têm cerca de dois terços do tamanho do macho.






Águia


Suas principais presas são: coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais, principalmente
roedores, de pequeno porte. Algumas espécies alimentam-se de ovos de outros pássaros e peixes.

Costumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte. Existem diversas espécies de águias, as mais conhecidas são: Águia-de-cabeça-branca, águia-gritadeira, águia marcial, águia-malaia, águia-dourada-europeia e águia-imperial-ibérica.

Entre suas características, possui peso de até 6 kg, comprimento de até um metro, com envergadura de até dois metros, põe até três ovos a cada vez, com tempo de incubação de 35 dias, e atinge a velocidade de aproximadamente 100Km/h. Águias costumam ser utilizados como símbolos em vários contextos e culturas. A águia vive, em média, de 50 a 65 anos em cativeiro bem menos se estiver na Natureza.






Chita


O guepardo também chamado de chita, chita-africana, lobo-tigre, leopardo-caçador ou onça-africana, é um animal da família dos felídeos, ainda que de comportamento atípico, comparado-se com outros da mesma família.

Tem como habitat a savana, vive na África, península Arábica e no sudoeste da Ásia.

Fisicamente, é significativamente parecido com o leopardo. As almofadas das patas da chita têm ranhuras para se moverem melhor em alta velocidade, e a sua longa cauda serve para lhe dar estabilidade nas curvas em alta velocidade. Cada chita pode ser identificada pelo padrão exclusivo de anéis existentes na sua cauda, tem uma cabeça pequena e aerodinâmica e uma coluna incrivelmente flexível. Essas são habilidades que ajudam bastante na hora da perseguição.

É um animal predador, preferindo uma estratégia simples: caçar as suas presas através de perseguições a alta velocidade, em vez de táticas como a caça por emboscada ou em grupo, mas por vezes, pode caçar em dupla. Consegue atingir velocidades de 115 km/h, por curtos períodos de cada vez (até 500 metros de corrida), sendo o mais rápido de todos os animais terrestres.







Lince-Ibérico


O lince-ibérico, Lynx pardinus, é uma espécie de mamífero da família Felidae e género Lynx. Anteriormente considerado uma subespécie do lince euro asiático, o lince-ibérico está agora classificado como espécie em vias de extinção.


Apresenta muitas das características típicas dos linces, como orelhas peludas, pernas longas, cauda curta e um colar de pelo que se assemelha a uma barba. Ao contrário dos seus parentes mais próximos, o lince-ibérico tem uma cor castanho-amarelada com manchas. O comprimento da cabeça e do corpo é de 85 a 110 centímetros, com a pequena cauda a acrescentar um comprimento adicional de 12 a 30 centímetros. O macho é maior que a fêmea e podem pesar até cerca de 27 kg. A longevidade máxima na natureza é de treze anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário